CRONOLOGIA/ AS ÓPERAS

Registo cronológico de 46 eventos executados em 132 récitas

2007 - Carmen

Ópera em quatro atos de Georges Bizet (1838-1875)
Libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado no romance homónimo de Prosper Mérimée
Estreou a 3 de março de 1875, na Opéra-Comique de Paris

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto, Orquestra Nacional do Porto, Fondazione Pergolesi Spontini Jesi, Teatro S.P.A. di Treviso e Teatro Nacional de Belgrado

Maria Luísa de Freitas (Carmen), Paulo Ferreira (Don José), Olga Dyachkovskaya (Micaela), José Corvelo (Escamillo), Annunziata Vestri (Mercedes), Ângela Alves (Frasquita), Sérgio Nery (Dancairo), João Miguel Gonçalves (Remendado), Bruno Pereira (Zuniga) e Rui Silva (Morales)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Jairo Grossi
Coro Infantil do Círculo Portuense de Ópera
Maestrina Titular do Coro Infantil: Palmira Troufa
Bailarinos do Ginasiano Escola de Dança
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Marc Tardue

Encenação de Jorge Vaz de Carvalho, cenografia de Mietta Corli, figurinos de Elena Cicorella, desenho de luz de Vincent Longuemare, assistente de encenação Andrea Graf, coreografia de Marcelo Ferreira, assistente de cenografia Marta Silva, captação audiovisual de Esfera Cúbica

Realizado a 15, 17 e 19 de maio de 2007 no Coliseu do Porto

Carmen

2007 - O Elixir do Amor

Ópera-bufa em dois atos de Gaetano Donizetti (1797-1848)
Libreto de Felice Romani segundo romance Le Philtre de Scribe
Estreou no Teatro della Canobbiana de Milão, Itália, em 12 de maio de 1832

Co-produção Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto e Orquestra Nacional do Porto

Ângela Alves (Adina), Mário João Alves (Nemorino), Kevin Greenlaw (Belcore), Jorge Vaz de Carvalho (Dulcamara) e Ana Barros (Gianetta)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Jan Wierzba
Pianista Correpetidora: Joana David
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Nicholas Kok

Encenação de António Durães, cenografia de Marta Silva, figurinos de Helena Guerreiro, desenho de luz de José Álvaro Correia, caracterização de Ron Freeman, assistente de encenação Andrea Graf e adereços de Sofia Pereira

Realizado a 9 e 10 de novembro de 2007 no Coliseu do Porto

O Elixir do Amor

2006 - O Trovador

Ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi (1813-1901)
Libreto de Salvatore Cammarano sobre obra de Garcia Gutièrrez
Estreou a 19 de janeiro de 1853, no Teatro Apollo em Roma

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto e Orquestra Nacional do Porto, Teatro Comunale di Bolonha e Teatro Della Muse di Ancona

Igor Morosow (Conte di Luna), Gabriella Morigi (Leonora), Anette Bod (Azucena), Richard Bauer (Manrico), Raffaele Costantini (Ferrando), Ana Barros (Inês), João Miguel Gonçalves (Ruiz), Sérgio Nery (um velho cigano) e Pedro Almeida (mensageiro)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Jairo Grossi
Pianista Correpetidor: Fabrizio Milani
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Marc Tardue

Encenação de Paul Curran, cenografia e figurinos de Kevin Knight, reposição de encenação Oscar Cecchi, assistente de cenografia e figurinos Ricardo Fernandez-Pardo, desenho de luz Bruno Poet  e caracterização de Ron Freeman

Realizado a 14, 16 e 18 de novembro de 2006 no Coliseu do Porto

O Trovador

2005 - A Flauta Mágica

Ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Libreto alemão de Emanuel Schikaneder
Estreou no Theater auf der Wieden em Viena no dia 30 de setembro de 1791

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto, Orquestra Nacional do Porto

Wolfgang Buntem (Tamino), Dora Rodrigues (Pamina), Lorenzo Muzzi (Sarastro), Jorge Vaz de Carvalho (Papageno) Tatjana Gazdik (Rainha da Noite) Alexandra Moura (1ª Dama), Patrícia Quinta (2ª Dama), Annunziata Vestri (3ª Dama), José Corvelo (Orador), Paulo Ferreira (Monostatos), Ana Barros (Papagena), Sérgio Martins (1º Homem Armado), João Oliveira (2º Homem Armado), João Oliveira (1º Sacerdote), Pedro Nascimento (2º Sacerdote), Sérgio Martins (3º Sacerdote), Rodrigo Freitas do Amaral (1º Menino), Carolina Pinto (2º Menino), Luís Carlos Sousa (3º Menino)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Jairo Grossi
Preparação vocal das crianças: Palmira Troufa
Pianista Correpetidor: Angelo Graziani
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Nicola Giusti

Encenação e criação de vídeo de Mietta Corli, cenografia de Mietta Corli/Angelo Sala, figurinos de Elena Cicorella, desenho de luz de Marco Filibeck, caracterização de Ron Freeman, assistente de encenação Andrea Graf, assistente de cenografia Hellena Mombrini, Adereços Marta Silva

Realizado a 17, 19 e 21 de maio de 2005 no Coliseu do Porto

A Flauta Mágica

2005 - O Barbeiro de Sevilha

Ópera-bufa em dois atos de Gioachino Rossini (1792-1868)
Libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia Le Barbier de Séville, do dramaturgo francês Pierre Beaumarchais
Estreou no Teatro Argentina a 20 de fevereiro de 1816

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto e Orquestra Nacional do Porto
Produção original do Teatro S.P.A. di Treviso

Alejandro Escobar (Conde Almavia), José Corvelo (Dr. Bartolo), Terézia Kruzliaková (Rosina), Paride Pandolfo (Fígaro), Raffaele Costantini (D. Basílio), Bruno Pereira (Fiorello + Oficial) e Ângela Alves (Berta)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Jairo Grossi
Pianista Correpetidor: Fabrizio Milani
Maestro Assistente: Rainer Armbrust
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Niksa Bareza

Encenação de Italo Nunziata, cenografia de Pasquale Grossi, figurinos de Pasquale Grossi, desenho de luz de Patrick Latronica, caracterização de Ron Freeman e assistente de encenação Elena Barbalich

Realizado a 8, 10 e 12 de novembro de 2005 no Coliseu do Porto

O Barbeiro de Sevilha

2004 - Madama Butterfly

Ópera em três atos (originalmente em dois atos) de Giacomo Puccini (1858-1924)
Libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no drama de David Belasco, que por sua vez se baseia numa história escrita pelo advogado norte-americano John Luther Long
Estreou no Teatro Alla Scala de Milão a 17 de fevereiro de 1904

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto e Orquestra Nacional do Porto
Produção Original do Teatro alla Scala di Milano

Elmira Veda (Cio-Cio-San), Guillermo Orozco (F. B. Pinkerton), Annunziata Vestri (Suzuki), Jorge Vaz de Carvalho (Sharpless), Carlos Guilherme (Goro), José Corvelo (Tio Bonzo), Samuel Reis (Comissário Imperial), Sérgio Martins (Príncipe Yamadori), Ana Barros (Kate Pinkerton), Domingos Azevedo (Oficial), Susana Almeida (Mãe), Raquel Paulo (Tia), Nuno Gomes (Tio Yakuside), Mariana Abrunhosa Fabião (Prima), João Tavares de Barros (Filho de Cio-Cio-San)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Cristóvão Luiz
Maestro Correpetidor: Nicola Giusti
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Roberto Manfredini

Encenação e cenografia de Mietta Corli, figurinos de Cinzia Rosselli, desenho de luz de Marco Filibeck, caracterização de Ron Freeman, colaboração nos movimentos coreográficos de Marcelo Ferreira, assistente de encenação Andrea Graf e assistente de cenografia Marta Silva

Realizado a 25, 27 e 29 de maio de 2004 no Coliseu do Porto

Madama Butterfly

2003 - Carmina Burana

Cantata cénica composta por Carl Orff (1895-1982)
Estreou a 8 de junho de 1937 na Alte Oper de Frankfurt

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera e Fondazione Arturo Toscanini

Danielle De Niese (soprano), Andrea Cortese (barítono) e Massimiliano Barbolini (tenor)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro do Coro: Palmira Troufa e Cristóvão Luiz
Coro Voci Bianche Ars Canto Giuseppe Verdi
Maestro do Coro: Silvia Rossi
Orchestra Della Fondazione Arturo Toscanini
Direção Musical de Massimiliano Caldi

Encenação e cenografia de Mietta Corli, coreografia de Marcelo Ferreira, figurinos de Manuela Bronze, desenho de luz de Marco Filibeck Realizado em julho de 2003 em Vigoleno - Teatro Castello, Itália

Carmina Burana

2003 - Carmina Burana

Cantata cénica composta por Carl Orff (1895-1982)
Estreou a 8 de junho de 1937 na Alte Oper de Frankfurt

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto, Orquestra Nacional do Porto e Fondazione Arturo Toscanini

Ana Paula Russo (soprano), Jorge Vaz de Carvalho (barítono) e Carlos Guilherme (tenor)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Interino do Coro: Cristóvão Luiz
Coro Infantil do Círculo Portuense de Ópera
Maestrina Titular do Coro Infantil: Palmira Troufa
Bailarinos do Ginasiano Escola de Dança
Pianistas: Luís Magalhães e Nina Schumann
Percussionistas da Orquestra Nacional do Porto
Pianista Correpetidor Luis Magalhães
Direção Musical de João Paulo Santos

Encenação, cenografia e criação de vídeo de Mietta Corli, coreografia de
Marcelo Ferreira, figurinos de Manuela Bronze, desenho de luz de Marco
Filibeck

Realizado a 27, 30 e 31 de maio de 2003 no Porto

Carmina Burana

2002 - As Bodas de Fígaro

Ópera-bufa em quatro atos composta por Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Libreto de Lorenzo da Ponte, com base na peça homónima de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (Le Mariage de Figaro)
Estreou em Viena, a 1 de maio de 1786

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto e Orquestra Nacional do Porto

José Júlian Frontal (Conde de Almaviva), Ana Ester Neves (Condessa), Dora Rodrigues (Susanna), Jorge Vaz de Carvalho (Fígaro), Monika Baranowski (Cherubino), Margarida Reis (Marcelina), Raffaele Costantini (Dr. Bartolo), Rui Taveira (D. Basílio), Sérgio Martins (Curzio), Mónica Lacerda Pais (Barbarina), José Corvelo (António), Maria Laura Ribeiro e Natércia Oliveira (2 Raparigas)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Fernando Fontes
Bailarinos do Ginasiano Escola de Dança
Orquestra Nacional do Porto
Pianista Correpetidora: Lesley Anne Sammons
Direção Musical de Marc Tardue

Encenação e cenografia de Mietta Corli, figurinos de Manuela Bronze, coreografia de Marcelo Ferreira, desenho de luz de Marco Filibeck e caracterização de Ron Freeman

Realizado a 30 de abril, 2 e 4 de maio de 2002 no Coliseu do Porto

As Bodas de Fígaro

2002 - Tosca

Ópera em três atos de Giacomo Puccini (1858-1924)
Libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado na peça de mesmo nome de Victorien Sardou
Estreou no Teatro Costanzi de Roma a 14 de janeiro de 1900

Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto, Orquestra Nacional do Porto

Elisabete Matos (Floria Tosca), Nicola Rossi Giordano (Mario Cavaradossi), Jorge Vaz de Carvalho (Barão Scarpia), Ramon D'Andres (Cesare Angelotti), Paulo Ferreira (Sacristão), Pedro Chaves (Spoletta), José Corvelo (Sciarrone), Inês Homem de Melo e Sofia Esteves (Pastor)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Jaime Mota
Coro Infantil do Círculo Portuense de Ópera
Maestrina Titular do Coro Infantil: Palmira Troufa
Orquestra Nacional do Porto
Pianista Correpetidora: Lesley Anne Sammons
Direção Musical de Julian Reynolds

Encenação de Joseph Franconi Lee, cenografia de Acácio Carvalho, figurinos de Manuela Bronze, desenho de luz de Franco Marri e Make-up de Ron Freeman

Realizado a 12, 14 e 16 de novembro de 2002 no Coliseu do Porto

Tosca

2001 - Norma

Ópera trágica em dois atos, de Vincenzo Bellini (1801-1835)
Libreto de Felice Romani
Estreou no Teatro alla Scala, de Milão, no dia 26 de dezembro de 1831

Comemoração do 2º centenário do nascimento de Vincenzo Bellini (1801-1835)
Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto e Orquestra Nacional do Porto

Gabriella Morigi (Norma), Branko Robinsak (Pollione), Federica Bragaglia (Adalgisa), Alan Ewing (Oroveso), Pedro Chaves (Flávio) e Mónica Lacerda Pais (Clotilde)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Fernando Fontes
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Julian Reynolds

Encenação de Timothy Coleman, cenografia de Matthias Nitsche, figurinos de Gabriella Jaenecke e desenho de luz de Hanns-Joachim Haas

Realizado a 24, 26 e 28 de abril de 2001 no Coliseu do Porto

Norma

2001 - Falstaff

Ópera em três atos e seis quadros de Giuseppe Verdi (1813-1901)
Libreto de Arrigo Boito, baseado na obra As Alegres Mulheres de Windsor, de William Shakespeare
Estreou a 9 de fevereiro de 1893 no Teatro alla Scalla em Milão

Comemoração do 1º centenário da morte de Giuseppe Verdi (1813-1901)
Co-produção do Círculo Portuense de Ópera, Associação Amigos do Coliseu do Porto e Orquestra Nacional do Porto

Paolo Coni (Falstaff), Rossella Ragatzu (Alice Ford), Jeffrey Black (Ford), Anne Wilkens (Mrs. Quickly), Dora Rodrigues (Nannetta), Bradley Williams (Fenton), Margarida Reis (Mrs. Meg Page), Carlos Guilherme (Bardolfo), Giovanni Tarasconi (Pistola), Mário João Alves (Doutor Caius) e Nelson Graf (Pajem Robin)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: Fernando Fontes
Pianista Correpetidora: Simonetta Tancredi
Orquestra Nacional do Porto
Direção Musical de Marc Tardue

Encenação de Timothy Coleman, cenografia de Manuel Graf, figurinos de Manuela Bronze e desenho de luz de Hanns-Joachim Haas

Realizado a 18, 20 e 22 de setembro de 2001 no Coliseu do Porto

Falstaff