CRONOLOGIA/ AS ÓPERAS

Registo cronológico de 46 eventos executados em 132 récitas

1984 - Orfeu

Ópera de Christoph Gluck (1714-1787) baseada no mito de Orfeu
Libreto de Ranieri de' Calzabigi

Oliveira Lopes (Orfeu), Palmira Troufa (Eurídice) e Rosário Ferreira (Amor)
Coro do Circulo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: José Luís Borges Coelho
Companhia de Bailado do Porto
Orquestra Sinfónica do Porto da R.D.P.
Harpista Convidada: Aúrea Guerner
Direção Musical de Manuel Teixeira

Encenação de Júlio Cardoso, cenografia de Manuel Dias, figurinos de Manuela Bronze e coreografia de Pirmin Tréku

Realizado a 16 de maio de 1984 no Auditório Nacional Carlos Alberto

Orfeu

1984 - Madama Butterfly

Ópera em três atos (originalmente em dois atos) de Giacomo Puccini (1858-1924)
Libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no drama de David Belasco, que por sua vez se baseia numa história escrita pelo advogado norte-americano John Luther Long
Estreou no Teatro Alla Scala de Milão a 17 de fevereiro de 1904

Palmira Troufa (Cio-Cio-San), Oliveira Lopes (Sharpless), Carlos Guilherme (Goro), Vasco Gil (Pinkerton), Helena Cláudio (Suzuky), José de Castro (Tio Bonzo), Mário Anacleto (Principe Yamadori), Pedro Ferreira (Comissário Imperial), Angélica Neto (Kate) e Catarina Reis (Filha de Cio-Cio-San)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Titular do Coro: José Luís Borges Coelho
Maestros Assistentes: Fernando Jorge Azevedo e Jaime Mota
Orquestra Sinfónica do Porto da R.D.P.
Direção Musical de Manuel Ivo Cruz

Encenação de Norma Silvestre, cenografia e figurinos de Hugo Manoel, guarda-roupa do Teatro Nacional de São Carlos e luminotécnico Fernando Teixeira

Realizado a 3 de julho de 1984 no Cine-Teatro de Santo Tirso, 06 de julho de 1984 no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo e a 10 e 12 de julho de 1984 no Auditório Nacional Carlos Alberto no Porto

Madama Butterfly

1983 - Guerras de Alecrim e Manjerona

Ópera joco-séria em dois atos
Guerras de Alecrim e Manjerona é uma peça de António José da Silva "O Judeu" (1705-1739)
A música para a peça foi composta por António Teixeira (1707-1774)

Palmira Troufa (Dona Clóris), Carlos Guilherme (Don Fuas), José de Castro (Don Lancerote), José de Freitas (Semicúpio), Rosário Ferreira (Sevatilha), Rui Taveira (Don Gilvaz) e Olinda Gonçalves (Dona Nise)
Atores Convidados : Estrela Novais (Fagundes) e Júlio Cardoso (Don Tibúrcio)
Orquestra Sinfónica do Porto R.D.P.
Direção Musical de Gunther Arglebe

Encenação de António Couto Viana, cenografia e figurinos de Manuel Dias

Foi realizado a 23 de fevereiro 1983 no Theatro Circo de Braga, a 25 de fevereiro 1983 no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo, a 28 de de fevereiro 1983 no Auditório Nacional Carlos Alberto no Porto e a 2 de março 1983 no Teatro Garrett na Póvoa de Varzim

Guerras de Alecrim e Manjerona

1982 - Orfeu

Ópera de Christoph Gluck (1714-1787) baseada no mito de Orfeu
Libreto de Ranieri de Calzabigi

Oliveira Lopes (Orfeu), Fernanda Correia (Eurídice) e Palmira Troufa (Amor)
Coro do Circulo Portuense de Ópera
Corpo de Baile da Escola Fátima Valle da Veiga
Orquestra do Instituto de Estudos de Música Vocal
Grupo de Alunos da Escola Superior de Belas-Artes do Porto
Direção Musical de Mário Mateus

Encenação de Júlio Cardoso, cenografia e figurinos de Manuel Dias e coreografia de Manuel Passos

Realizado a 16 de abril de 1982 no Teatro Avenida em Coimbra, a 19 de abril de 1982 no Cine-Teatro Aveirense em Aveiro, a 21 e 22 de abril de 1982 no Auditório Nacional Carlos Alberto no Porto e a 29 de abril de 1982 no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo


1981 - A Vingança da Cigana

Drama joco-sério de António Leal Moreira (1758-1819)
Libreto de Domingos Caldas Barbosa
Estreou no Real Theatro de São Carlos em 1794

Palmira Troufa (Cigana Pepa), Olinda Gonçalves (Camila), Manuela Bigail (Lambisca), Armando Guerreiro (Pierre), José de Castro (Chibante), José de Freitas (Grilo), José Manuel Coelho (Carumba), Joel Costa (Tarelo), Alexandre Porto (Oficial da Polícia)
Maestro Assistente e Correpetidor: Fernando Jorge Azevedo
Maestro Ponto: José Lobo
Guitarra: Manuel Varzim
Orquestra Sinfónica do Porto da R.D.P.
Direção Musical de Manuel Ivo Cruz

Encenação de António Couto Viana, cenografia, adereços e figurinos de Manuel Dias, assistente de cenografia Arnaldo Moreira, colaboração plástica Helena Mendes e Isabel Castro, maquinista chefe Albino Martins, luminotécnico J. Pereira, contra-regra Jaime Lousa, costureira-chefe Eugénia Chaves

Realizado a 23 e 24 de outubro de 1981 no Auditório Nacional Carlos Alberto no Porto

A Vingança da Cigana

1980 - O Amor Industrioso

Ópera em três atos de João de Sousa Carvalho (1745-1799/1800)
Revisão de Ivo Cruz
Libreto traduzido do italiano por Maria Adelaide Soares Cardoso Cruz

Lia Altavilla (Julieta), Elsa Saque (Betina), Beatriz Horta (Condessa), Fernando Serafim (Armidoro), Vasco Gil (Conde), José de Freitas (Frontino) e Carlos Fonseca (Basilio)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Orquestra Sinfónica do Porto da R.D.P.
Cravista: António Vidal
Maestro Assistente: Armando Vidal
Maestro Ponto: Ascenso de Siqueira
Direção Musical de Manuel Ivo Cruz

Encenação de António Couto Viana, cenografia e figurinos de Hugo Manoel, assistente de luzes Edith Moutinho, director de cenografia Hugo Manoel, eletricista-chefe Liege de Almeida, maquinista-chefe Inocéncio Marques, costureira-chefe Isabel Chaves, contra-regra António Giesta, electricista-adjunto Pedro Martins, maquinista-adjunto Francisco Vicente, costureira-adjunta Eugenia Furtado, cabeleiras, Victor Manuel, cenários realizados por Hernani e Rui Martins

Realizado a 27 de outubro de 1980 no Teatro Aveirense em Aveiro, a 29 de outubro de 1980 no Teatro Sá de Miranda em Viana do Castelo e a 31 de outubro de 1980 no Auditório Nacional Carlos Alberto no Porto

O Amor  Industrioso

1971 - L’Amico Fritz

L’Amico Fritz ópera lírica em três atos de Pietro Mascagni (1863-1945)
Libreto de P. Suardon, baseado no romance homónimo de Émile Erckmann e Pierre-Alexandre Chatrian
Estreou em Roma no Teatro Costanzi a 31 de outubro de 1891

Subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Câmara Municipal do Porto

Annerose Gilek (Suzel), Fernanda Correia (Beppe), Carolina Carneiro (Caterina), António de Magalhães (Fritz Kobus), José de Castro (David), Silvino Nunes (Hanezo) e Alexandre Porto
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Maestro Assistente e de Coros: António Calém
Assistente Musical: Carlos Voss
Orquestra Sinfónica do Porto
Corpo de Baile da Academia de Bailado Clássico Pirmin Trecu
Direção Musical de Gunther Arglebe

Encenação e coreografia de Manuel Passos, cenografia e figurinos de Fernando Filipe, guarda-roupa de Maria Aurora Nazareth, penteados e Cabeleiras de Salão Azul, luminotécnia de Fernando Teixeira, contra-regra de Jorge Santos e Amilcar Mendes, chefe maquinista José Marques Ribeiro e chefe eletricista Rogério A. da Silva

Realizado a 15 de dezembro de 1971 no Teatro Rivoli no Porto

L’Amico Fritz

1971 - Espetáculo de Ópera (em concerto)

Organização de Academia de Música Espinho
Recitais promovidos pela PRÓ-ARTE
Patrocínio da Comissão Municipal de Turismo
Colaboração do Grande Casino de Espinho e Fundação Calouste Gulbenkian

Annerose Gilek (soprano), António de Magalhães (tenor) e José de Castro (baixo)
Pianista: Fernando Jorge Azevedo
Revisão Cénica: Manuel Passos
Direção Musical de Gunther Arglebe

Realizado a 23 de julho de 1971 no Salão Nobre do Grande Casino de Espinho

Pietro Mascagni (1863-1945)
Amigo Fritz (excertos)

Gaetano Donizetti (1797-1848)
Rita (excertos, também representada)

Espetáculo de Ópera (em concerto)

1968 - Rita

Ópera cómica em um ato de Gaetano Donizetti (1797-1848)
Libreto de Gustave Vaëz
Estreou a 7 de maio de 1860 na Opéra-Comique em Paris

Annerose Gilek (Rita, soprano), António de Magalhães (Peppe, tenor) e José de Castro (Gaspar, baixo)
Orquestra Sinfónica do Porto
Direção Musical de Gunther Arglebe

Encenação de Fernanda Alves e cenografia de José Rodrigues

Realizado a 4 de julho de 1968 no Teatro Vale Formoso no Porto

Rita

1968 - Così Fan Tutte  (Três cenas do 1º acto)

Ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Libreto de Lorenzo da Ponte
Estreou no Burgtheater de Viena a 26 de janeiro de 1790. Produção do Círculo Portuense de Ópera

Annerose Gilek (Fiordiligi), Fernanda São Paulo (Despina), Isabel Mallaguerra (Dorabella), António de Magalhães (Ferrando), José Lopes (Guglielmo) e José de Castro (Don Alfonso)
Coro do Círculo Portuense de Ópera
Pianista: Fernando Jorge Azevedo
Direção Musical de Gunther Arglebe

Realizado a 12 de fevereiro de 1968 na Academia Parnaso no Porto